sábado, 26 de maio de 2012

Pep Guardiola,um mito




                         Após quatro anos no comando do Barcelona, Pep Guardiola se despede com mais um título. Foram 14 títulos desde que assumiu o clube catalão, sendo os principais: duas Ligas dos Campeões e dois Mundiais Interclubes FIFA.
                            Guardiola foi histórico,mítico,sem comparação com qualquer outro técnico do mundo.No seu comando houve sim derrotas,houve algumas falhas,mas ele deu uma contribuição enorme ao futebol,ele deu arte.Mostrou que é possível jogar eficiente e sem centro-avante.Mostrou que dava pra jogar com um time que se movimenta.Mostrou que dá pra jogar somente tocando a bola.Mostrou que no futebol a essência é a humildade.Mostrou que se fosse eficiente,você terá o melhor jogador do mundo no seu time.Pep Guardiola não mostrou ao mundo como se joga futebol,Guardiola mostrou o que é futebol.O futebol,ele mostrou.
                         Ele deu tristezas aos santistas na decisão do Mundial Interclubes,mas ele ensinou que o respeito e o futebol andam juntos,e em nenhum momento,o seu time desrespeitou o Peixe.Que por sinal adotou,do seu jeito mas adotou ,o modo de jogar do Barcelona,e de lá pra cá,os santistas ganharam maturidade e melhor toque de bola.O Santos hoje é uma das equipes mais fortes do mundo,mas alguma coisa,Pep Guardiola acresceu a esse time da Vila.
                         Guardiola encerrou sua jornada histórica no Barcelona com um título,nada mais justo.Foi pela Copa do Rei contra o Atlhetic Bilbao.Uma vitória fácil e rápida que foi feita em menos de 30 minutos,com gols de Messi e Pedro,duas vezes.E esse não foi um título só pela competência do clube catalão,mas sim por tudo,pela arte concebida  por Guardiola por todo esse tempo.É  o fim de uma era,mas não é o fim da arte do Barcelona,que sempre teve o futebol fácil como padrão e deve ser imitado pelos times brasileiro.
                          Hoje o futebol fica cabisbaixo pelo fim de Gardiola no Barcelona,mas fica feliz por lembra que agora,ele foi alimentado de  arte,técnica e humildade.Ambas alimentadas por alguém que deve ser tratado como exemplo de vida.
                           O nome "Guardiola"foi citado aqui 8 vezes até aqui,oito é o numero no infinito.E essa é quantidade de vezes que o futebol agradece tudo feita por ele.E que surja outro "Guardiola",para dar continuidade a tudo feito a história to futebol mais amado e contagiante do mundo.



Por:Paulo Santos
                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário